A TEXTUALIDADE DO HIPERTEXTO
1. Quais as visões de texto e de leitor comentado por Koch? Em qual você mais se encaixa como leitor(a)? E como professor(a)?
O
autor alerta para o fato de que o conceito de texto depende da concepção
que se tem de língua e sujeito.
Numa visão de língua como expressão do
pensamento, o texto é visto como um “produto” do pensamento do autor; o leitor
acaba assumindo um papel passivo, cabendo a ele a captação dessas representações mentais
do autor.
Numa visão de língua como código, o texto é visto
como instrumento de comunicação, codificado pelo emissor para ser decodificado
pelo leitor.
Considerando a língua em uma concepção
interacional, o texto é o lugar da interação dos atores sociais, dos
sujeitos ativos.
Considerando as três visões de Koch (2005), a perspectiva de texto numa concepção
interacional é a que mais me aproxima, enquanto leitor e professor.
2. É possível estudar o hipertexto como discurso (3ª. Perspectiva mencionada por Koch)? Quais as implicações?
Sim. A linguagem está presente no hipertexto, sendo ela a manifestadora do discurso. Segundo Koch (2005), o hipertexto também se constitui num evento textual-interativo, ainda que com características próprias.
3. Quantos e quais são os elementos de textualidade de um texto impresso e como eles se relacionam, teoricamente, com o hipertexto? Faça um quadro que mostre essas relações e acrescente seus comentários.
Elementos da textualidade
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Características e relações com o
hipertexto
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Intertextualidade
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O texto não pode existir sozinho, mas é parte de uma rede de alusões implícitas e explícitas de outros textos.
O hipertexto é, nessa concepção, sempre intertextual, visto que, através
dos links, permite o acesso a múltiplos textos. Esse acesso intertextual é
parte constitutiva dos hipertextos.
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Informatividade
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Refere-se ao grau de novidade e previsibilidade de um texto. É uma
característica comum ao texto e ao hipertexto.
No caso do hipertexto, ele pode ser de alta ou baixa informatividade,
pois disponibiliza ao leitor uma gama de acessos por meio dos links
possibilitando que o autor faça a conexão a eles de acordo com as suas
expectativas.
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Situcionalidade
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É o que torna o texto relevante a uma dada situação de comunicação.
Segundo Kock no hipertexto a situcionalidade em relação a disposição topográfica do intertexto no espaço virtual.
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Topicidade
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A contextualização do texto.
No hipertexto é o fator linguístico próprio do hipertexto (não exclusivo, porém, diferenciador).
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Coerência
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Refere-se ao próprio sentido atribuído ao texto. Nesse caso, o
hipertexto facilita a construção de uma interação efetiva entre os
interlocutores envolvidos, pelo acesso facilitado às informações
disponibilizadas.
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