quarta-feira, 6 de maio de 2015

A TEXTUALIDADE DO HIPERTEXTO


1. Quais as visões de texto e de leitor comentado por Koch? Em qual você mais se encaixa como leitor(a)? E como professor(a)?

O autor  alerta para o fato de que o conceito de texto depende da concepção que se tem de língua e sujeito. 

Numa visão de língua como expressão do pensamento, o texto é visto como um “produto” do pensamento do autor; o leitor acaba assumindo um papel passivo, cabendo a ele a captação dessas representações mentais do autor. 

Numa visão de língua como códigoo texto é visto como instrumento de comunicação, codificado pelo emissor para ser decodificado pelo leitor.

Considerando a língua em uma concepção interacionalo texto é o lugar da interação dos atores sociais, dos sujeitos ativos. 

Considerando as três visões de Koch (2005), a perspectiva de texto numa concepção interacional é a que mais me aproxima, enquanto leitor e professor. 

2. É possível estudar o hipertexto como discurso (3ª. Perspectiva mencionada por Koch)? Quais as implicações?

Sim. A linguagem está  presente no hipertexto, sendo ela a manifestadora do discurso. Segundo Koch (2005), o hipertexto também se constitui num evento textual-interativo, ainda que com características próprias.

3. Quantos e quais são os elementos de textualidade de um texto impresso e como eles se relacionam, teoricamente, com o hipertexto? Faça um quadro que mostre essas relações e acrescente seus comentários.

Elementos da textualidade
Características e relações com o hipertexto



Intertextualidade
O texto não pode existir sozinho, mas é parte de uma rede de alusões implícitas e explícitas de outros textos.
O hipertexto é, nessa concepção, sempre intertextual, visto que, através dos links, permite o acesso a múltiplos textos. Esse acesso intertextual é parte constitutiva dos hipertextos.




Informatividade
Refere-se ao grau de novidade e previsibilidade de um texto. É uma característica comum ao texto e ao hipertexto.
No caso do hipertexto, ele pode ser de alta ou baixa informatividade, pois disponibiliza ao leitor uma gama de acessos por meio dos links possibilitando que o autor faça a conexão a eles de acordo com as suas expectativas.


Situcionalidade
É o que torna o texto relevante a uma dada situação de comunicação.
Segundo Kock no hipertexto a situcionalidade em relação a disposição topográfica do intertexto no espaço virtual.

Topicidade
A contextualização do texto.
No hipertexto é o fator linguístico próprio do hipertexto (não exclusivo, porém, diferenciador).


Coerência
Refere-se ao próprio sentido atribuído ao texto. Nesse caso, o hipertexto facilita a construção de uma interação efetiva entre os interlocutores envolvidos, pelo acesso facilitado às informações disponibilizadas.

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